quarta-feira, 30 de abril de 2008

Apresentação

 

Essa é a professora Mariangela da 4ª A, responsável junto com a professora Larissa pelo projeto de Teatro desenvolvido com todos os alunos das terceiras e quartas séries. O projeto tem caráter interdisciplinar e conta como apoio de todas as professoras. Nesta primeira apresentação que ocorreu hoje, vários alunos de diferentes salas participaram. O tema foi a chegada dos portugueses ao Brasil e seu aspecto de invasão e dominação. Pindorama é o nome da peça que contou com cenário do diretor Adriano e figurinos das próprias professoras. Foi um sucesso e uma grande iniciativa. Parabéns a todos os envolvidos.
Posted by Picasa

Teatro + Coral

 

A apresentação da peça Pindorama contou com a participação do Coral organizado pela professora Fátima, da 4ª D. Tanto o teatro como o Coral são projetos novos da escola, que constam a partir deste ano no Plano Gestão, portanto, terão, pelo menos, duração de 4 anos. Parabéns às professoras pela iniciativa.
Posted by Picasa

Cabral

 

Rafael Melo da 4ªA foi destaque na apresentação de Pindorama, ele foi " Pedro Alvares Cabral", na foto observamos " Cabral" com olhar ao longe imaginando o que encontraria nas terras brasileiras.
Posted by Picasa

Pindorama

 

As professoras Mariangela e Larissa ao lado de alguns de seus alunos que participaram da peça Pindorama, apresentada na escola nesta quarta-feira.
Posted by Picasa

terça-feira, 29 de abril de 2008

Dengue

 

A questão da Dengue em nosso país é coisa séria e nossos alunos não estão de brincadeira, quando construíram esses bonecos do mosquito transmissor da Dengue, na 3ª E, com a professora Luceli, estavam tentando alertar nossa comunidade que não se pode descuidar e permitir que esses mosquitos instalem seus criadouros em nossas próprias casas. Vamos todos ficar alertas com água parada, lixo, vasos de plantas e toda e qualquer forma de manter a água propícia para o mosquito fazer seu lar!
Posted by Picasa

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Teatrinho

 

O CEPROMM trouxe para nossa escola seu grupo de teatro formado pelos jovens adolescentes que frequentam a instituição. O grupo apresentou um peça teatral muito interessante que tratava da questão do meio ambiente, levando nossas crianças à reflexão sobre a importância de proteger a natureza e também os índios das diversas tribos da Amazônia, bem como a biodiversidade, a água dos rios, enfim, a Amazonia como um todo, assim, estaremos protegendo nosso lar - o planeta Terra. Parabéns aos jovens atores!
Posted by Picasa

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Em off ...

O modelo britânico é sonho de consumo de muitos diretores de escola e até mesmo das mais altas autoridades da educação neste Estado.

Como na Inglaterra

As escolas da Inglaterra, segundo meu colega Adrian, diretor da West Drayton Primary School, em Londres, recebem um orçamento anual, que é gerenciado pela direção da escola, incluindo a contratação da equipe docente. Portanto, com aspectos de instituição privada, a escola pode cobrar bom desempenho diretamente dos seus profissionais da mesma forma que a direção é cobrada das autoridades governamentais. As coisas tem funcionado bem melhor por lá, ainda que o chamado primeiro mundo também enfrente uma crise financeira. O jornal Folha de São Paulo, publicou hoje matéria sobre a primeira greve de professores desde a época de Margaret Thatcher. O que nos mostra que não se pode discuidar nunca do trato sério com a educação. Nem mesmo na monárquica Inglaterra.

Orçamento bilionário

O orçamento da pasta da educação no Estado de São Paulo segundo a Secretária de Estado da Educação, está entre os 6 maiores orçamentos do país, ultrapassando em valores os orçamentos de praticamente todos os estados brasileiros. Vale dizer que só a Secretaria de Educação com mais de cinco mil escolas em todo o Estado utiliza mais dinheiro do que Estados como o Rio de Janeiro e a Bahia. São cerca de 13 bilhões de reais, dos quais 10 bilhões ficam somente na gigantesca folha de pagamento. Desta forma, com dimensões " continentais", as mudanças ficam realmente muito lentas. Vale a pena pesar sobre isso. Só uma profunda mudança política daria conta de mudar esse panorama.

Secretária de Estado


A secretária da estado da educação Maria Helena Guimarães de Castro esteve em Campinas na última sexta-feira reunida com todos os diretores de escola, supervisores de ensino e assistentes pedagógicos, na EE Luiz Galhardo. O encontro representou uma oportunidade ímpar para aproximar a autoridade máxima da educação paulista da realidade cotidiana de nossas escolas. A secretária Maria Helena demonstrou com isso um compromisso com o que chamamos de “chão da escola”, segundo suas colocações, o Governo do Estado tem plena noção das dificuldades que enfrentamos por aqui, tanto em termos de recursos humanos como físicos, tem consciência das dificuldades salariais dos educadores e não se furtou a criticar severamente a indústria das falta e atestados médicos, mostrando em números o tamanho do prejuízo para o orçamento da educação. Questionada pelo diretor da nossa escola, professor Adriano, sobre os caminhos que poderão ser percorridos para solucionar parte desses problemas, a secretária argumentou que reformas políticas são necessárias, bem como uma postura firme e ética de cada educador da rede paulista, o diretor salientou então a necessidade de reformas profundas na legislação, entretanto, sem a valorização do profissional, sem capacitação em serviços e recursos humanos e materiais, a educação paulista não irá avançar em qualidade. Tanto o diretor quanto a secretária compartilharam opiniões de que as escolas deveriam ter mais autonomia no que se refere à composição do quadro docente, assim, mecanismos de busca e construção de uma educação de qualidade poderiam ser mais efetivos. Na foto vemos o diretor Adriano, a secretária da educação Maria Helena, a diretora da EE São Judas Tadeu, professora Susaneide e a dirigente regional de ensino da região Campinas Oeste, professora Lúcia Helena Wulff Batista de Souza.

terça-feira, 22 de abril de 2008

PETE

 

A professora Luceli da 3ªE deu o pontapé incial nos estudos do PETE levando as crianças para um passeio ao entorno da escola, onde puderam reconhecer as placas e sinalização de trânsito. Os alunos se divertiram e aprenderam bastante com essa aula passeio.
Posted by Picasa

sexta-feira, 11 de abril de 2008

O Jardim Secreto


É um privilégio pra nós da EE DR Manoel trocar idéias e experiências com outras escolas, especialmente com a West Drayton Primary School, dirigida pelo colega Adrian Ingham em Londres. A escola londrina faz parte de um projeto de intercâmbio de escolas com o Brasil. O pessoal lá em Londres acaba de realizar um show magnífico com 160 alunos, o trabalho incluiu o estudo de um romance clássico da literatura
inglesa para crianças, que se chama 'The Secret Garden' de Frances Hodgson Burnett. Parabéns para a equipe da West Drayton !

CEPROMM


O diretor Adriano e a Coordenadora Maria Teresa estiveram no início da semana participando com outros educadores de uma reunião no CEPROMM - Centro de estudos e promoção da mulher marginalizada. A reunião teve por objetivo apresentar a entidade, suas instalações e sua equipe, bem como a parceria com as escolas. Todos do CEPROMM estão de parabéns pelo belíssimo trabalho!

terça-feira, 8 de abril de 2008

Sentimentos

 

A professora Cintia aproveita seus últimos momentos na escola, ante da chegada da cegonha, para socializar com toda a equipe seu Projeto Sentimentos, que tem por objetivo desenvolver os valores e os sentimentos nas crianças. O projeto é mais uma iniciativa que poderá ser adotada por outras colegas professoras. O fundamental é a participação e o respeito de todos pelo trabalho das professoras. Parabéns mamãe Cintia!
Posted by Picasa

quinta-feira, 3 de abril de 2008

mens sana in corpore sano

 

Mente sã em corpo são! É com esse princípio que as professoras e funcionárias da escola estão sob os cuidados da professora Larissa de Educação física praticando Pilates nas horas de folga, trata-se de um método de condicionamento físico e mental que trabalha o corpo de forma global. A iniciativa de Larissa chama atenção pelo caráter voluntário e amoroso do trabalho!
Posted by Picasa

Almeida Junior

 

A 4ª E comandada pela carismática professora Bete escolheu a obra de Almeida Junior para apreciar e recriar ! Os alunos adiantados no assunto já vem estudando Almeida Junior desde o ano passado! Muito bom !
Posted by Picasa

Monet

 

O projeto Arteiros deslancha neste semestre com o estudo efetivo dos grandes mestres da pintura e com as visitas já programadas para o MASP e Pinacoteca do Estado. A professora Mariangela e seus alunos optaram por estudar a belíssima obra de Monet. Parabéns pela escolha!
Posted by Picasa

Boa iniciativa

 

Na foto vemos a professora Larissa de educação física apresentando o projeto de Teatro que pretende desenvolver junto com a professora Mariangela da 4ª A. Ambas estão empolgadas com a boa inciativa e com o acolhimento das colegas professoras. A partir desta semana, várias professoras da escola apresentarão projetos extra curriculares aos seus pares, com o objetivo de enriquecer a qualidade da educação oferecida em nossa escola. A idéia é que cada professora, ou cada dupla de professoras responda por um boa iniciativa em termos de projetos interdisciplinares.

Sortuda

 

A professora Luceli com a feliz ganhadora da cesta de páscoa, a senhorita Karine Aparecida Bernardino, aluninha da 3ª E.
Posted by Picasa

Coelhinhos

 

Mais uma cena linda da páscoa...centenas de coelhinhos invadiram nossa escola!
Posted by Picasa